A queda de cabelo é um problema que pode ser assustador. Mas é possível resolver com alguns cuidados. Saiba o que pode causar a queda capilar, como evitar e dicas para fortalecer os fios e minimizar a perda de cabelo.
Causas da queda de cabelo
A queda capilar não tem uma causa única e depende de vários fatores, que vão desde a alimentação até a forma de cuidado. No entanto, em muitos casos, as principais causas podem ser:
- falta de tratamento adequado (hidratação, nutrição e reconstrução);
- má alimentação;
- maus hábitos ao cuidar do cabelo (como amarrar o cabelo molhado, prender muito forte, excesso de químicas etc.);
- estresse;
- problemas no couro cabeludo (fungos e bactérias, por exemplo);
O que fazer para acabar com a queda capilar
Em vários casos, a queda de cabelo pode ser resolvida com cuidados simples, que você pode fazer em casa.
Por isso, resolver problemas como maus hábitos de cuidados capilares, higiene e tratamentos inadequados já podem ser o bastante.
Veja o que você pode fazer para reduzir ou até mesmo eliminar a queda cuidando em casa.
1 – Faça o Cronograma Capilar
Quando a queda ocorre por quebra, é sinal de que os fios não estão recebendo o tratamento adequado.
Neste caso, o Cronograma Capilar é o aliado perfeito para resolver este problema, pois ele possui três etapas que se complementam e proporcionam os nutrientes necessários para deixar o cabelo saudável.
Para saber mais sobre o cronograma capilar, suas etapas e como fazer em casa, recomendo que leia o post em que eu falo tudo sobre isso aqui no blog:
2 – Evite os maus hábitos ao cuidar dos cabelos
Você tem o costume de prender o cabelo ainda molhado, lavar os fios na água quente ou prender o cabelo muito apertado?
Então pare agora mesmo! Estes são alguns dos maus hábitos que prejudicam muito o seu cabelo!
Pois além de aumentarem as chances de desenvolver alguma doença do couro cabeludo, ainda são causas de queda por quebra ou por danos à raiz dos fios.
Entenda melhor como estes e outros maus hábitos capilares prejudicam a saúde do seu cabelo neste post:
3 – Alivie o estresse e a ansiedade
Fatores emocionais influenciam diretamente na saúde dos cabelos e da pele. Por isso a queda capilar também pode ter como causa o emocional desequilibrado.
A depender do seu nível de estresse, procure aliviá-lo com algum hobby, pois não é segredo que fazer o que gostamos ajuda a aliviar a tensão do dia-a-dia.
Entretanto, não deixe de procurar ajuda profissional, bem como para a ansiedade. Lembre-se de que o exterior reflete o interior.
4 – Alimente-se adequadamente
Seja para fortalecer os fios, evitar queda ou para favorecer o crescimento capilar, é imprescindível ter uma boa alimentação.
Por isso é importante incluir na dieta frutas, verduras, legumes, ovos e suplementos de vitaminas, ingeridos de modo balanceado.
Pois além de importantes para suprir as necessidades de nutrientes do organismo como um todo, também favorecem a pele e o cabelo.
Para saber mais sobre os efeitos da boa alimentação para os cabelos e os nutrientes mais importantes recomendo o post:
5 – Aproveite os benefícios dos produtos naturais no couro cabeludo
Muitos ingredientes naturais, como babosa, alecrim, óleo de rícino e jaborandi são fortes aliados para o tratamento do couro cabeludo e para o fortalecimento capilar.
Isto se deve a propriedades diversas, como ação antifúngica, antibacteriana, estimulantes e restauração do couro cabeludo, dentre outras.
Portanto, os produtos naturais colaboram para a manutenção do couro cabeludo saudável e, consequentemente, para redução da queda capilar.
Saiba como usar a babosa e o óleo de rícino no couro cabeludo e para tratamento capilar nos posts:
Concluindo
É possível resolver a queda de cabelo em casa até mesmo com ações simples, como mantendo o couro cabeludo limpo e evitando maus hábitos.
Além disso, não deixe de cuidar da sua saúde emocional e física, mantendo o seu estilo de vida menos estressante, vencendo a ansiedade e se alimentando de modo mais saudável.
A minha última dica é, também, a mais importante: se você perceber que nada está fazendo resultado e que o seu cabelo está caindo exageradamente, então procure ajuda médica!
Certos problemas de saúde se manifestam inclusive com a queda de cabelo, então procurar ajuda profissional o quanto antes é sempre a melhor solução!
Por último, mas não menos importante: cuidado com receitas milagrosas da internet! Se promete demais, desconfie! Pois não existe receita pronta, já que, como expliquei acima, a queda capilar pode ter várias causas.
Gostou do post ou ainda tem alguma dúvida? É só comentar, adorarei ajudar! 😉