O óleo de rícino é um ingrediente natural e multiuso nos tratamentos cosméticos caseiros. Neste post eu vou te mostrar como usar óleo de rícino no cabelo e aproveitar todos os seus benefícios!
Antes de usar o produto é importante conhecer para quê ele serve. Assim, você vai saber se ele é o ingrediente certo para o que você precisa.
Por isso, antes de ensinar como usar óleo de rícino nos cuidados com o cabelo, vou falar de modo rápido e objetivo sobre os benefícios do óleo de rícino para o cabelo.
- VEJA TAMBÉM: Os benefícios dos óleos naturais para os cabelos
Benefícios do óleo de rícino
O óleo de rícino é extraído das sementes da mamona, uma planta muito comum nas regiões do cerrado brasileiro. Ele é rico proteínas, vitamina E e complexos ômega 6 e 7.
Por isso, o óleo de rícino apresenta:
- alto poder hidratante;
- capacidade de nutrir o couro cabeludo, equilibrar o pH e estimular a circulação local;
- propriedades anti-fúngicas e anti-bacterianas;
- capacidade de selar cutículas, estimular o crescimento capilar e reduzir a queda capilar.
Por estas propriedade, o uso do óleo de rícino no cabelo favorece a manutenção tanto de um couro cabeludo saudável quanto de fios hidratados e sedosos.
Por se capaz de selar as cutículas capilares, o óleo de rícino é ideal para cabelos secos, reparação de pontas duplas e proteção contra a ação de químicas nocivas aos fios.
Quem não gostaria de fazer um tratamento capilar com um produto natural e tão benéfico, não é mesmo? Por isso, veja logo a seguir como usar o óleo de rícino no tratamento capilar.
Qual óleo de rícino usar no cabelo?
O ideal é que seja um óleo mais natural possível, pois assim as chances do óleo ter perdido suas propriedades são menores.
Mas o óleo de rícino 100% natural é difícil de achar e também de usar, pois a consistência é muito grossa. Isso dificulta o uso do óleo, já que é bem difícil para espalhar uniformemente no cabelo, para a absorção pelos fios e mais ainda para misturar no creme!
Por isso, surgiram boas opções de óleo de rícino industrializados, mas que ainda preservam muitas características do óleo natural. O meu favorito é o da Farmax, mas também tem outras opções com preços acessíveis e que vale a pena testar.
Como usar o óleo de rícino no cabelo
Há mais de um modo de usar o óleo de rícino para tratar os cabelos. Sendo assim, o óleo pode ser usado tanto puro quanto misturado com outros ingredientes.
Portanto, veja cada modo de usar a seguir e escolha o mais adequado para o seu cabelo. Isso pode ser feito tanto de acordo com as suas necessidades quanto ao tipo de óleo que você tem. Calma que eu já explico!
1 – Usando o óleo de rícino contra pontas duplas e ressecamento
Se você quiser aproveitar as propriedades de selagem de cutículas, reparação de pontas duplas e contra o ressecamento, você pode aplicar o óleo como umectante capilar.
Para usar o óleo puro nos fios para umectação capilar, basta separar o cabelo em mechas menores e aplicar o óleo de rícino mexa a mexa. Deixe agir por algumas horas, e quanto mais tempo, melhor. Em seguida, lave com cuidado.
- VEJA TAMBÉM: Pontas duplas: o que fazer
2 – Óleo de rícino para crescimento capilar
Caso você queira usar o óleo de rícino para crescimento capilar e tratamento do couro cabeludo, você deve usar o óleo puro diretamente no couro.
E não se preocupe se você tiver problemas com oleosidade: por ser um óleo leve, o óleo de rícino contribui para o tratamento desse tipo de quadro.
Para usar, pegue uma quantidade de óleo suficiente para espalhar por todo o couro cabeludo e aplique com as pontas dos dedos. Durante a aplicação, faça massagens circulares no couro cabeludo, suavemente, por cerca de 5 minutos.
A seguir, deixe agir por mais algumas horas usando touca de tratamento. Quando já quiser tirar o produto, lave com cuidado. Recomendo que não utilize shampoo agressivo, ou todo o seu tratamento vai embora por água abaixo!
Se quiser saber tudo sobre como acelerar o crescimento capilar com cronograma capilar e óleos naturais, recomendo que aprenda mais sobre o melhor cronograma capilar passo a passo.
3 – Óleo de rícino para hidratação capilar
Para aproveitar as propriedades hidratantes do óleo, você pode utilizá-lo misturado a algum creme base. Eu gosto bastante do Yamasterol e do Kanechom, pois são cremes com fórmulas leves e que não inteferem as propriedades do óleo.
Para usar misturado, acrescente uma colher de sopa do óleo para cada duas colheres de creme. Aplique mecha a mecha e deixe agir por até meia hora. Por fim, lave e finalize normalmente.
E então, gostou da dica? Você já usou o óleo de rícino no cabelo? Conte o que achou e deixe suas dúvidas e sugestões!