Resenha de livro: Mestre Gil de Ham

A minha coleção de livros desse autor fantástico só aumenta! E o livro do post é “O livro Mestre Gil de Ham”, uma obra criada por Tolkien para entreter os filhos. Continuem lendo para saber mais a respeito, e não se preocupe pois não há spoilers aqui! 😉

Resenha do livro Mestre Gil de Ham do autor J. R. R. Tolkien

Trata-se de uma história de leitura leve e divertida sobre um fazendeiro inglês que se sobressaiu graças à um incidente de sorte.

Assim como a obra “Roverandom”, que resenhei aqui, é um livro infantil. Mas isso não o torna menos indicado para adolescentes e adultos!

O livro que eu tenho é a segunda edição publicada pela editora WMF Martins Fontes e possui 102 páginas. Eu o comprei em uma das ofertas de livros em promoção na Amazon. Custou pouco e chegou muito rápido.

Sinopse disponível no livro

Em uma das orelhas do livro (aquelas abas que se dobram para dentro da capa e que muita gente usa para marcar páginas) tem a seguinte sinopse da obra Mestre Gil de Ham:

“Esta divertida história, escrita pelo autor de O Hobbit, é ambientada no vale do Tâmisa, na Inglaterra, num passado maravilhoso e distante, quando ainda existiam gigantes e dragões. Seu herói, Mestre Gil, é na realidade um fazendeiro totalmente desprovido de heroísmo, mas que, graças à boa sorte e à ajuda do cachorro Garm, da égua cinzenta e da espada mágica Caudimordax (ou Morde-Cauda), amansa o dragão Chrysophylax e ganha enorme fortuna.

Minha opinião sobre o livro Mestre Gil de Ham

A primeira coisa que me surpreendeu ao ver o livro foi o tamanho, tão fininho! Eu não tinha visto a quantidade de páginas no site quando comprei rsrs. E o li tão rápido que fiquei triste, pois a história é encantadora.

Os personagens são daquele tipo que você torce por eles (ou não), e o Mestre Gil deixa a gente sempre surpreso devido às suas ideias imprevisíveis e aventuras extraordinárias.

O cãozinho do Mestre Gil é super engraçadinho, um elemento importante da história, haja vista que, como diz na sinopse, é ele quem ajuda na grande mudança que houve na vida do personagem.

O humor é presente na obra de modo que torna a leitura agradável e divertida mas sem torná-la superficial ou bobinha, e eu amo livros assim, especialmente quando estou à procura de distrações.

Algumas passagens são tão engraçadas que eu começava a rir que nem uma doida quando estava no ônibus (é um dos poucos momentos do dia em que eu posso ler durante o período de aulas na faculdade).

Essa segunda edição tem duas versões da história: a versão que foi publicada ainda em 1949, mais sofisticada e de escrita mais clara, e a versão original, que havia sido contada por Tolkien para diversão dos seus filhos.

O livro conta ainda com uma pequena continuação do que ocorre após o que foi relatado na história.

No mais, é mais um daqueles livros que dá vontade de ler de novo só pela graciosidade da história, que é surpreendente e deixa saudades quando a gente termina de ler.

Para comprar o livro, basta clicar no link* abaixo, ele é bem baratinho e vale muito a pena adquiri-lo para ter na coleção:

Até o próximo post, espero que tenha gostado da resenha! 🙂

*Link afiliado. Isto sifgnifica que se você comprar o produto, eu ganho uma comissão que me ajuda a manter as despesas do blog.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.