O bullet journal é um método de organização em que se pode usar qualquer caderninho – qualquer um mesmo, com ou sem pauta, quadriculado ou pontilhado, não precisa usar somente aqueles caderninhos caros e chiques que a gente vê por aí – para anotar tarefas, metas, planejar mensalmente, anualmente e tudo mais que você quiser colocar no papel.
Ano passado, adaptei uma agenda comum e usei como BuJo, como mostrei aqui. Agora eu vou mostrar o que eu aprontei para 2018 haha Continue lendo para saber!
Apesar de não ser um assunto muito falado por aqui no blog, o Bullet Journal não é uma novidade aqui. Para quem quiser também saber se o método funciona e ver dicas para ter mais eficiência na organização com o Bullet Journal, é bom dar uma olhadinha no post onde eu falo a respeito e conto a minha experiência de organização em 2017.
O que estou usando no meu Bullet Journal de 2018
Para o Bullet Journal de 2018, comprei na Marisa um caderninho no estilo do famoso Moleskine*, com elástico para fechar e folhas sem pauta. Só esqueci de um detalhe: olhar a gramatura do papel.
Gente, esse caderninho é muito lindo e prático, mas o papel é tão fino que tudo que eu escrevo nele de canetinha microline vaza para o verso da folha, fica tudo manchado :'( até com os marca-textos que uso tenho que ter cuidado, foi difícil achar alguns que não vazem.
Então fica a dica: para poder usar canetinhas microline (como as da primeira foto) e marca-textos no seu Bullet Journal sem ter problemas, olhe a gramatura do papel.
O meu caderninho tem páginas com 60 g/m², e o ideal para não ter vazamentos é, pelo menos, 75 g/m² (uso de canetinhas eu não garanto que dá pra usar 100% sem vazamentos, mas pelo menos marca-textos podem ser usados sem muita preocupação).
As canetinhas que eu gosto de usar são as Compactor Microline*, e os meus marca-textos preferidos no momento são os Lumi Color da Pilot*, que acho lindos (especialmente o azul e o roxo) e mancham beeem menos que outros qeu já usei.
Para desenhar na primeira folha (que é grossa então não tem o perigo de vazar) usei a Compactor Microline preta e caneta bico de pena com tinta nanquim.
O que aprendi fazendo o meu próprio Bullet Journal
Aprendi muito fazendo o meu próprio Bullet Journal para esse ano. A primeira coisa é que dá muito trabalho fazer layouts bonitões, cheios de desenhos super complexos, handlettering impecável, proporções perfeitas e etc que nem alguns que a gente vê no Instagram e no Pinterest, demora demaaais!
Eu admiro (e sinto uma invejinha rsrs) quem tem tempo o bastante para fazer as obras de arte que eu vejo em vários BuJos que circulam na internet haha
Página do meu Bullet Journal onde coloco a legenda com símbolos e cores que uso para identificar minhas tarefas e eventos. |
Nas primeiras páginas do BuJo eu coloquei a legenda de símbolos e cores, o calendário do ano, página de aniversários, lista de livros lidos, o Future Log (com os eventos mais importantes de cada mês do ano), a página de Finanças para controlar meus gastos e poupança e, por último, uma Wishlist.
O layout que faço para a abertura do mês é colocar o calendário do mês, nome do mês com alguns fru-frus (pequenos enfeites e desenhos simples haha), metas e livros para ler abaixo; na página ao lado, coloco o Montlhy Overview (uma vista geral do que tenho para fazer no mês) com os dias do mês em lista, uma linha para cada dia.
Para as semanas, estou fazendo o layout mais simples possível, apenas com os dias da semana com uma caligrafia bonita e o dia do mês ao lado.
Não fico enfeitando páginas e fazendo colagens pois eu definitivamente não posso tirar meu tempo para isso (TCC, estágio, provas e trabalhos reduzem o meu tempo livre a meras 2 ou 3 horas por dia, e eu já tenho outras coisas para esse tempo).
- Veja Também: Meu planner 2019 e dicas de organização
Enquanto não tirei nenhuma foto bonitinha do meu Monthly Overview nem das meus logs semanais, veja uma parte da minha página de finanças:
Uma dica preciosa para deixar o Buller Journal bonito e economizar tempo é o uso de washi tapes, pois elas deixam as páginas mais coloridas e tornam a decoração muito mais fácil pra quem não gosta ou não tem tempo (meu caso) de ficar desenhando nas páginas.
A parte ruim é que washi tapes são um pouco difíceis de achar em papelarias físicas (nunca achei aqui em Montes Claros, mas os montesclarenses que souberem onde posso comprar, fiquem à vontade para comentar haha).
Na internet muitas lojinhas on-line vendem as mais variadas washis, até na papelaria da Amazon* dá pra encontrar algumas. Em breve coloco aqui fotos de páginas que enfeitei com washi tapes 😉
E assim está ficando o meu Bullet Journal para 2018. Estou gostando bastante da liberdade de organizar tudo do jeito que fica melhor e mais prático para mim.
E então, você usa Bullet Journal? Tem alguma dica especial para dar? Quer usar mas tem muitas dúvidas? Vamos compartilhar dicas e inspirações nos comentários! 🙂
*Link afiliado, Isto significa que, se você adquirir algum produto a partir dele, eu ganho uma pequena comissão (sem custos adicionais para você) que me ajuda a custear as despesas do blog.