Quem sofre com fios oleosos geralmente tem a rotina mais difícil. Muitas pessoas até mesmo lavam os cabelos todos os dias para evitar o aspecto oleoso dos fios. Veja agora 5 dicas para combater a oleosidade do cabelo na sua rotina de beleza.
A princípio, é bom destacar que há dois tipos de cabelos oleosos:
- oleosos somente na raiz e seco nas pontas (o que é mais comum para quem tem cabelos cacheados);
- oleosos da raiz às pontas.
Em qualquer um desses casos, primeiramente é importante evitar hábitos que aumentam a produção de sebo pelo couro cabeludo. Veja abaixo o que evitar a fim de combater a oleosidade dos fios.
Dicas para combater a oleosidade do cabelo
1 – Não lave todos os dias
Isto mesmo: cabelos oleosos não podem ser lavados todos os dias! Quando você retira todo sebo frequentemente, o couro cabeludo produzirá mais do que o necessário, o que se chama efeito rebote.
Portanto, quanto mais sebo você tirar, mais sebo o couro cabeludo vai produzir para se defender. Consequentemente, mais oleoso o cabelo ficará.
- Veja também: Coisas que você não deveria fazer com o seu cabelo
Além disso, muitos shampoos possuem agentes agressivos nas suas fórmulas (certos tipos de sulfatos e outros ingredientes de limpeza), então é bom ter cuidado e evitar colocar este tipo de produto com o couro cabeludo frequentemente.
2 – Não passe máscaras e condicionadores no couro cabeludo
Máscaras e condicionadores, quando não são especificamente para cabelos oleosos, tendem a aumentar a oleosidade nos fios.
Além disso, aplicar estes produtos no couro cabeludo pode até mesmo ocasionar queda capilar, devido à produção excessiva de sebo.
O condicionador, então, nem se fala! Sua função é meramente fechar as cutículas que foram abertas pelo shampoo durante a lavagem do cabelo. Então o lugar do condicionador é bem longe do couro!
- Veja também: 5 dicas para ter o cabelo mais bonito sem esforço
3 – Faça tratamento com óleos naturais
Você deve ter se perguntado: se meu cabelo já é oleoso, pra quê vou aplicar mais óleo nele?!
Mas você sabia que existem óleos naturais com propriedades capazes de tratar a oleosidade? Certos óleos são leves e com baixo teor de gordura, além de possuírem propriedades que combatem a oleosidade do cabelo, como ácidos graxos que controlam a produção de sebo do couro cabeludo.
Alguns exemplos de óleos vegetais que auxiliam no combate à oleosidade são o óleo de coco, óleo de argan, óleo de jojoba e etc.
Os óleos naturais podem ser usados até mesmo no Cronograma Capilar. Conhecendo as propriedades de cada óleo, você pode montar o melhor cronograma capilar personalizado para o seu cabelo incluindo os óleos!
4 – Evite água muito quente
Assim como nos cuidados com a pele, a água quente piora a questão da oleosidade do cabelo. Por estimular as glândulas sebáceas, a água quente contribui para o aumento da produção de óleo pelo couro cabeludo.
Isso acontece pois a água quente causa ressecamento do couro, o que o estimula a produzir ainda mais óleo para repor o que perdeu.
Por isso, a temperatura ideal para lavar o cabelo é a água morna, que não agride o couro cabeludo e nem os fios.
- Veja também: 4 dicas de cuidados com pele oleosa
5 – Use cremes sem enxágue com cuidado
Novamente, assim como a máscara e o condicionador, todo cuidado é pouco ao aplicar cremes de pentear. Pelo fato de deixar resíduos, o creme de pentear deve ser usado de modo que não entre em contato com o couro cabeludo.
Em caso de contato, os resíduos podem estimular o aparecimento de fungos, que são nocivos à saúde do couro cabeludo. Dentre os efeitos, pode haver a piora do quadro de oleosidade e queda capilar.
- Veja também: Queda de cabelo: o que fazer para evitar
Dica extra contra oleosidade nos fios
Evite “soluções mágicas” e agressivas. Algumas pessoas recomendam o uso de vinagre, limão e até mesmo álcool, o que pode ser ainda mais prejudicial ao seu cabelo!
Além de ressecarem o couro cabeludo, estes ingredientes ainda podem danificar gravemente o comprimento dos fios! Portanto, não recorra a esses tipos de recursos e consulte um médico se o problema persistir mesmo ao tomar muitos cuidados!
Como você lida com isso no seu dia-a-dia?