Depois de um tempo sem escrever resenhas de livros (não contei com a resenha do Kindle porque não é necessariamente um livro rsrs), aqui estou eu com mais uma resenha, o livro “Contos de imaginação e mistério”, do autor Edgar Allan Poe, o mestre das histórias de suspense e mistério!
O livro que vou resenhar aqui é a 2ª edição da obra publicada pela Editora Tordesilhas, reúne 10 contos de suspense e alguns de terror, sendo eles:
-
- O poço e o pêndulo
- O gato preto
-
- O coração denunciador
-
- Uma descida no Maelström
-
- O barril de amontillado
-
- A máscara da Morte Vermelha
-
- O encontro marcado
-
- A queda da Casa de Usher
-
- Os assassinatos da Rue Morgue
-
- O mistério de Marie Roget
Cada conto do livro conta com uma ilustração, geralmente medonha, sendo as ilustrações feitas por Harry Clarke.
O livro que eu comprei e estou resenhando aqui foi comprado na revista Moda&Casa Avon, e como eu mesma disse, vem apenas com 10 contos, possui capa mole e é bem mais simples do que a primeira edição do livro, que contém 22 contos e capa dura.
Essa primeira edição, embora mais cara, é mais completa (claro, 12 contos a mais rsrs) e pode ser comprada em e-book Kindle ou em capa dura no site da Amazon* por um preço bem em conta.
Capa da primeira edição do livro Contos de Imaginação e Mistério, que contém 22 contos do autor e possui capa dura resistente. |
Agora você também pode ver sobre o livro “Edgar Allan Poe”, da editora Darkside. Ele é muito bonito, com capa dura, páginas de boa qualidade, ilustrações incríveis.
Além disso, ele tem o famoso conto “O Corvo”, tanto versão original quanto traduzido por Machado de Assis e Fernando Pessoa. Para ver o post, clique aqui.
O que a resenha no verso do livro diz
“Contista, poeta, editor e crítico literário, Edgar Allan Poe é considerado pela crítica como pai da narrativa policial e um dos escritores mais significativos do século XIX, tendo sido publicamente aclamado por grandes nomes da cena intelectual e artística, como Júlio Verne, Arthur Conan Doyle, Charles Baudelaire e Leslie Stephen. Além da literatura, a influência de seu trabalho é sentida em diversos campos, principalmente cinema, música, televisão, criptografia e cosmologia. Figura extremamente polêmica, as causas de sua morte são desconhecidas até hoje, especulando-se sobre álcool, congestão cerebral,cólera, drogas, problemas cardíacos, hidrofobia, suicídio e tuberculose, entre outros.”
O que eu achei sobre o livro Contos de Imaginação e Mistério
O começo do livro admito que não me surpreendeu, pois como já tinha ouvido falar muito bem sobre a obra de Edgar Allan Poe, esperava que os primeiros contos fossem melhores – refiro-me aos dois primeiros contos -, mais entusiasmantes, e os considerei completamente normais.
Depois do terceiro conto comecei a achar o livro mais interessante e promissor, então decidi seguir com a leitura (sou dessas que para de ler o livro se, até a metade deste, a história não melhorar – mas nesse caso, os contos melhoraram antes disso).
Versão do livro que eu tenho. Clique na imagem para comprar* |
Os ambientes dos contos são bem detalhados, mas sem deixar a história maçante (tem autor que detalha tanto o ambiente, até mesmo coisas inúteis, e isso me deixa impaciente). Isso contribui como um importante elemento para criação da atmosfera de mistério nos contos, e todos os contos possuem cenários assustadores ou inquietantes.
Os contos realmente incitam a imaginação com seus inquietantes mistérios, o que estimula a continuação da leitura, a fim de se obter o desfecho de cada conto, que, muitas vezes, é surpreende e/ou assustador.
Meus contos preferidos foram:
- “A máscara da Morte Vermelha”, (de todos, esse foi o que mais me deu medo, é um conto realmente assustador), que se trata da história de um príncipe que quis se isolar em seu castelo como forma de proteção a uma doença fatal que se espalhou pelo país;
- “A queda da Casa de Usher”, conto assustador, surpeendente e perturbador sobre dois irmãos, os últimos representantes da família Usher, que se encontravam sempre doentes e em estado de melancolia na antiga e assustadora casa da família;
- e “O mistério de Marie Roget”, que, segundo nota de rodapé do próprio livro:
“(…) Uma jovem, Mary Cecilia Rogers, foi assassinada nos arredores de Nova York; e embora sua morte tenha ocasionado uma intensa e duradoura comoção, o mistério que cercou o crime permanecia sem solução no período em que o presente artigo era escrito e publicado (novembro de 1842). Aqui, sob o pretexto de relatar o destino de uma grisette parisiense, o autor acompanhou, em minuciosos detalhes, o essencial, ao passo que meramente comparando os fatos não essenciais do real assassinato de Mary Rogers. Assim, todo argumento baseado na ficção é aplicável à verdade: e a investigação da verdade foi o objetivo.(…)”
Fonte: Poe, Edgar Allan. Contos de Imaginação e mistério. N. do T., página 143, editora Tordesilhas, 2ª edição
Todos os detalhes analisados foram bem fundamentados cientificamente ou por meio da lógica, o que mostra a vastidão do conhecimento do autor. Isso me impressionou de tal modo que esse foi um dos meus contos favoritos e que me fez admirar Poe ainda mais.
Resumindo: O livro é excelente, especialmente para quem gosta de obras com suspense, mistério e investigação criminal (os dois últimos crimes são desse gênero). Essa foi a primeira obra de Edgar Allan Poe que eu li, e me incentivou a ler mais obras desse autor fascinante.
Espero que tenha gostado da resenha. Você já leu esse livro? O que achou dele? Conte nos comentários, adorarei saber sua opinião! 😉
Para comprar o livro na sua versão completa e com para dura, clique aqui*.
- Se você gosta de suspense, veja também: Resenha de livro: O Chamado de Cthulhu e Outros Contos
Muito obrigada, que bom que gostou, fico muito feliz! O livro é excelente, recomendo! =) Beijos! ^.^
Eu adorei a resenha, o livro parece ser muito bom. Bom, parabéns pelo post e pelo teu blog, ele é incrível. Super beijo! 😀
Fico feliz que tenha gostado! Muito obrigada pela visita, beijo! 🙂
Amooou Alan poe e adorei saber da novidade e da sua impressão. Bjbj nani