Eu nunca usei um planner, 2019 será meu primeiro ano com um. Já usei agendas mas nunca funcionavam, e desde 2017 uso o bullet journal. Amei o BuJo, mas o teste de métodos de organização continua. Desta vez, vou contar sobre o meu planner 2019 e dicas de organização, para que você comece o ano se organizando!
- VEJA TAMBÉM: Planner 2021 não datado para baixar grátis!
Talvez você esteja se perguntando que, se eu amei tanto o bullet journal, por que não continuar fazendo o BuJo?!
Bem, a história começa com o fato de que não achei nenhum caderninho que eu gosto aqui na cidade. Pois é, cidade grande para alguns, tão pequena para outros, tipo para quem gosta de papelaria.
O Bullet journal pode ser usado com qualquer caderno, mas *eu* gosto dos cadernos costurados sem pauta.
Em 2018, usei um caderninho lindo e muito funcional que comprei na Marisa, mas dessa vez eu não achei mais desse caderninho – ou outro similar – nem mesmo nas papelarias!
- VEJA TAMBÉM: Meu Bullet Journal 2018
Daí, vi o planner 2019 West Village da Tilibra, folheei e amei o que vi!
Meu Planner 2019: Tilibra West Village
O Planner 2019 West Village que achei por aqui tem a capa dourada e muito bonita! As páginas não são grossas, apenas 63 g/cm³, então se usar canetinhas microliner, vai vazar! Mas como eu estou em busca do máximo de praticidade possível, isso não faz mais diferença para mim.
O planner possui os calendários e a visão anual de 2019 e 2020, tendo uma lista com cada dia do mês, o que é ideal para visualizar os eventos e tarefas mais importantes do ano. Infelizmente, não tem a visão mensal no início de cada mês.
Maas, até para isso eu dou um jeito: como após cada semana o planner tem uma página pautada para anotações, usei essa página para colocar o meu rastreador de hábitos (habit tracker) e um resumão do mês. E ainda teve espaço para anotar minhas metas do mês e os livros lidos! 😀
A visão semanal é bem sucinta, assim como eu já estava fazendo à mão no meu bujo: todos os dias da semana em uma só página! Prefiro assim, pois visualizo tudo em uma página só, já fica tudo “na cara”. Haha
O que eu mais gostei nesse planner é a quantidade de páginas vazias nele: tem uma seção com páginas quadriculadas no início, uma página pautada após cada semana (como já disse) e várias folhas pautadas no final.
Algumas dicas de organização
Apesar de já ter dado alguns toques com relação à organização enquanto descrevia o planner acima, aqui vão mais algumas dicas de organização.
Com tanto espaço no planner, acabou que coube tudo que preciso para me organizar direitinho:
- nas páginas quadriculadas, fiz ou vou fazer anotações pessoais, como metas do ano e lista de leitura/ livros lidos, por exemplo;
- separei a última folha pautada de cada mês para Ganhos e Gastos, onde também vou colar faturas, extratos e etc;
- nas folhas pautadas no final do planner, deixei só para planejamento do blog e controle de projetos do meu trabalho (sou web designer lá no Kassia Web Design).
Nas seções semanais, vou anotar as tarefas assim como no ‘verdadeiro’ Bullet Journal: cada tarefa resumida e com um pontinho na frente para controle do andamento, como expliquei no post onde conto tudo sobre o Bullet Journal e como adaptei uma agenda para usar de BuJo, veja o link abaixo!
Acontece que, por mais que eu ame o Bullet Journal, é difícil pra mim ter que parar um dia da semana só para desenhar a estrutura mensal e semanal. Por mais simples que eu faça o layout, ainda perco muito tempo. E é um tempo em que eu poderia estar me dedicando a outras tarefas…
Mas, se você tem maior disponibilidade de tempo, vá em frente: use o bullet journal! Ele é completamente flexível e permite que você se organize como quiser! Se procura algo com certa flexibilidade mas que economize tempo, esse planner 2019 West Village da Tilibra é ótimo!
Então é assim que vou me organizar em 2019. E você, já se decidiu? Qual é o seu método favorito?