Eu nunca tinha lido livro As Crônicas de Nárnia, até ganhar o arquivo para Kindle da Amazon, quando este e outros e-books ficaram liberados por algum tempo para download grátis. Depois disso, ainda ganhei a versão física do livro de presente do meu namorado.
Mas eu ainda não o havia lido, pois a obra é muito grande e eu não sabia se daria conta na época, quando estava muito apertada com a faculdade. No entanto, resolvi lê-lo durante minhas viagens, e deu certo. Agora vou contar para você o que achei desta obra.
Já adianto que o meu objetivo aqui não é uma resenha convencional, como sempre faço na tag Livros daqui do blog. Por se tratar de um livro muito famoso, muita gente já tem acesso a partes da história através dos filmes.
Além disso, expliquei um pouco mais sobre o porquê de não querer mais fazer resenhas comuns de livros no post sobre a obra Edgar Allan Poe.
Então, vou contar principalmente o que achei e mostrar algumas frases da obra que me fizeram refletir.
Portanto, este vai ser mais um post opinativo e inspiracional com base na obra As Crônicas de Nárnia do que uma resenha.
Falando um pouco sobre a obra
Quem já viu os filmes, conhece parte da história. Mas a obra é bem extensa e possui outros 6 contos além do famoso “O leão, a feiticeira e o guarda-roupa”. E admito que não sabia que o livro tinha tantos contos além desse! Os contos da obra são:
- O sobrinho do mago
- O leão, a feiticeira e o guarda-roupa
- O cavalo e seu menino
- Príncipe Caspian
- A viagem do Peregrino da Alvorada
- A cadeira de prata
- A última batalha
Há ainda um capítulo extra, “Três maneiras de escrever para crianças”. Mas não sei se este tópico está presente em todas as edições da obra.
Mesmo tendo a versão física, que tem 752 páginas, eu preferi ler esse livro no Kindle, o leitor de e-book da Amazon. Isto porque ele é muito mais prático, pois cabe em qualquer uma das minhas bolsas. Ou seja, posso levá-lo para qualquer lugar.
Falando nisso, eu já fiz a resenha completa sobre Kindle neste post aqui.
Tanto a versão física quanto o e-book foram adquiridos na Amazon, e pode ver essa e outras versões da obra neste link aqui.
O livro, tanto na versão física quanto digital, é lindo: é ilustrado, a letra tem bom tamanho (mas a fonte pode ser ajustada no Kindle) e eu não me lembro de ter encontrado erros de português nesta edição.
O livro começa contando a história de duas crianças que se transportaram para um mundo mágico. O autor mostra como surgiu o famoso guarda-roupas mágico, e também outros detalhes importantes para o restante da história.
O capítulo no qual o filme As Crônicas de Nárnia se baseou (pois o filme nunca é 100% igual ao livro) é o segundo.
Foi muito bom ver a história original, do livro, assim como foi escrita por C. S. Lewis. Mas ainda passei tanta raiva com Edmundo quanto no filme! hahahaha
Os capítulos seguintes contam a história de diversas outras personagens e aventuras, como o garoto Shasta da Calormânia (outro país existente na história), a história do príncipe Caspian (que também virou filme), a viagem para o Fim do Mundo e outros. Não é a toa que o e-book tem 903 páginas! Haha
Opinião e inspirações do livro As Crônicas de Nárnia
Trata-se de uma obra alegórica, e também muito bonita, com histórias de superação, coragem, fidelidade e, claro, fé. O melhor exemplo a se pensar é a alegoria de Aslam, o grande leão, filho do Imperador de Além Mar, que se sacrificou por Nárnia ♡.
O autor diz que Aslam é uma visão alternativa de Cristo, e mostra que esta seria supostamente uma forma que Jesus assumiria se fosse até um país fantástico como Nárnia. Por isso quase sempre o que Aslam faz ou diz ao longo das histórias, possui paralelos cristãos.
Fonte: Wikipedia
Fiquei encantada com a leveza da leitura, muito fluida e rápida. O vocabulário é elegante, e Lewis tem o dom de escrever com uma clareza incrível! Assim, eu não precisava voltar toda hora no parágrafo para ler novamente por ter esquecido o que havia lido, sabe como é? Hahaha
Além disso, o livro também tem muitas frases que marcam a gente. Separei algumas quotes da obra que me cativaram, veja a seguir:
- Veja também: Frases de livros e autores favoritos
Por fim, posso resumir tudo dizendo que esse livro é maravilhoso! Pois é uma leitura boa, leve, reflexiva e engrandecedora. Quando eu tiver filhos, certamente vou ler As Crônicas de Nárnia para eles antes de dormir!
E, por último, uma curiosidade: sabia que Lewis era amigo de Tolkien, autor de O Hobbit e outros livros de ficção e fantasia? Acho incrível!
E então, já leu esse livro ou viu o filme As Crônicas de Nárnia? O que você achou dele(s)?