Hoje tem a continuação daquela “saga de posts” sobre o cronograma capilar econômico que eu comecei esses dias, onde dou dicas de produtos baratinhos para o cronograma capilar. No post de hoje eu vou das dicas sobre produtos nutritivos com preço em conta que eu uso e funcionam!
- Pra quem ainda não viu o post sobre a Hidratação, clique aqui e veja as dicas!.
Como expliquei no post sobre o Cronograma Capilar propriamente dito, a Nutrição com produtos baratinhos é bem simples: consiste em, basicamente, utilizar óleos e manteigas naturais.
Estes ingredientes podem ser usados puros ou misturados em um creme-base, como o Kanechom ou Yamasterol, por exemplo), não tem muito segredo.
A nutrição é a fase do Cronograma Capilar responsável pela reposição lipídica (certos tipos de nutrientes) dos fios, responsáveis por “guardar” a água recebida na hidratação.
Um cabelo bem nutrido apresenta, além do aspecto saudável, volume controlado, pouco ou nenhum frizz e, em cabelos cacheados, geralmente os cachos ficam bem mais lindos e definidos quando o cabelo está em dia com a nutrição.
Nutrição com Azeite de Oliva Extra-virgem
O azeite de oliva é rico em vitaminas A, D K e E e possui alto poder antioxidante. Nos cabelos, ele auxilia na manutenção da água no interior dos fios (a nutrição é pra ajudar a reter a água nos fios, evitando o ressecamento).
É muito importante usar o azeite extra-virgem pois ele possui seus nutrientes de modo integral, não sofreu perda de qualidade e não foi adulterado com outros óleos, sendo assim, ele é mais potente no tratamento capilar.
O azeite pode ser usado tanto para umectação (uso do óleo puro, que é deixado no cabelo durante algumas horas) ou misturado com cremes de hidratação ou nutrição, que seja mais fraco, para potencializar.
- Veja também: Os benefícios dos óleos naturais para os cabelos
Creme Bioextratus Botica – Algas Marinhas e Oliva
Quando vi a composição dessa máscara, fiquei em dúvidas quanto a fase do cronograma na qual ela poderia se encaixar.
Mas, ao longo do tempo de uso, reparei que,pelo menos no meu cabelo ela funciona como uma nutrição, pois ajuda a reduzir o frizz e deixar os cachos mais “comportados”, além de deixar o cabelo super macio.
Aqui onde eu moro, no interior de Minas Gerais, ela não é cara, e geralmente custa cerca de 20 reais, um investimento que vale a pena pois apresenta excelente custo-benefício.
- Veja também: Resenha: Manteiga Babosa e Oliva da SoftHair
Nutrição com Óleo de Rícino
O óleo de rícino, quando usado na raiz (sempre massageando bem e nada de exageros, apenas a quantidade suficiente para todo o couro cabeludo) é excelente para ajudar a reduzir a queda de cabelo, contribuir para o fortalecimento capilar, estimular o crescimento dos fios e fazê-los crescer mais grossos.
Como nutrição, ajuda a combater o ressecamento e reduzir o frizz. Assim como o azeite de oliva, pode ser usado tanto puro quanto misturado ao creme, e tem um excelente efeito nutritivo em ambos os casos, embora meu cabelo apresente melhor resultado quando eu o utilizo puro.
O óleo de rícino que eu uso é o da Farmax (mostrado na imagem do post), já que não encontro o natural extra-virgem por aqui.
O óleo de rícino natural (não o da Farmax, mas o óleo que não passou por nenhum processo industrial) apresenta cheiro muito forte, o que pode causar repulsa em algumas pessoas. Além disso, ele possui consistência bem grossa, o que pode dificultar bastante a mistura em cremes.
- Veja também: 5 receitas caseiras para o seu cronograma capilar
Por hoje é isso, caso vocês usem algum outro tipo de óleo que funcione bem no cabelo de vocês, sintam-se à vontade para compartilhar a dica nos comentários! (E quem não tem dicas, pode comentar à vontade também, viu? xD )
Até a próxima! =)
AGORA VOCÊ PODE VER TAMBÉM: