Muitas vezes, após cortar os cabelos, a gente sente que quer eles longos de novo, da noite para o dia, ainda mais quando o corte se torna necessário sem que a gente queira (como em caso de corte químico, por exemplo, em que o cabelo estraga tanto que não resta outra alternativa).
Mas nem sempre apliques e extensões estão nos nossos objetivos, seja pelo fato de incomodarem, ou porque são muito caros, então o post de hoje é com dicas sobre como fazer o cabelo crescer mais rápido.
Eu mesma já estive na saga de procurar produtos, métodos, e etc. que contribuíssem para acelerar o processo de crescimento capilar, então vou dar dicas baseadas em processos ou produtos que eu já testei.
Como fazer o cabelo crescer mais rápido
1 – Faça massagens no couro cabeludo
As massagens devem ser feitas em todo o couro cabeludo, pois auxiliam no crescimento capilar ao estimular o aumento da circulação sanguínea local, facilitando o transporte de oxigênio e nutrientes para os fios.
Além disso, as massagens capilares favorecem também o aumento da permeabilidade do couro cabeludo, aumentando a eficácia dos tratamentos aplicados diretamente no couro.
Faça as massagens circulares no couro cabeludo com o shampoo, durante a lavagem, ou no cabelo seco, e repita esse procedimento até três vezes por semana.
2 – Faça o Cronograma Capilar
Basicamente, o Cronograma Capilar é composto por 3 fases: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Todas as três fases são muito importantes, pois cada uma tem um papel no tratamento capilar.
Além de recuperar cabelos danificados, o cronograma capilar também é um poderoso aliado para estimular os crescimento capilar e fazer o cabelo crescer mais rápido.
3 – Use o tônico de alho gota dourada
Não testei esse tônico assim como descrito na embalagem, onde o fabricante recomenda que sejam feitas 3 aplicações por semana e durante 3 meses, e ainda assim ele deu resultado!
Eu aplicava somente uma vez por semana (e o produto da embalagem de 100 ml rendeu 3 meses – 12 aplicações), dada minha falta de tempo por causa da faculdade durante a semana (o produto deve ser deixado no couro por pelo menos 2 horas antes da lavagem).
Ainda assim, o tônico surtiu um efeito considerável no crescimento dos meus fios, já que meu couro cabeludo tinha sido muito afetado no período em que eu descoloria e aplicava tinta loira na raiz com frequência. Estes procedimentos foram tão nocivos que até mesmo afetaram a velocidade de crescimento do meu cabelo, que antes disso crescia bem rápido.
Enfim, o Tônico de alho me ajudou bastante, tanto para acelerar o crescimento capilar quanto no fortalecimento, já que eu também tinha muita queda de cabelo.
Entretanto, é importante lembrar que cada cabelo reage de modo diferente a um mesmo tratamento, portanto, a minha forma de aplicação pode não dar os mesmos resultados em outra pessoa.
Também é válido testar outros tônicos, se este não funcionar. Veja as sugestões de tônicos para crescimento capilar acessíveis e que vale a pena testar!
4 – Tenha uma alimentação balanceada
Engana-se quem pensa que pode ter um cabelo bonito e que cresça rápido apenas com produtos para uso externo e tópicos. Uma alimentação saudável é, acima de tudo, um fator determinante para a saúde dos fios, assim como para favorecer o crescimento destes.
Dentre os alimentos indicados para estimular o crescimento capilar estão aqueles ricos em proteínas, como ovos, carne, leite (e derivados); alimentos ricos em minerais, como banana, aveia, passas; e alimentos ricos em betacarotenos, que são convertidos em vitamina A, presente em maior quantidade em alimentos como cenoura, batata-doce, couve e abóbora.
Beber água também é muito importante para que o cabelo se mantenha hidratado e cresça saudável.
- TAMBÉM PODE AJUDAR: 5 dicas simples para deixar o cabelo mais bonito
5 – Teste o tratamento com óleo de rícino
O óleo de rícino é capaz de estimular o crescimento do capilar e melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo por ser conter vitamina E, minerais e proteínas,
- VEJA TAMBÉM: Os benefícios dos óleos naturais para os cabelos
O tratamento deve ser feito com massagens suaves no couro cabeludo durante 5 minutos, após pegar com os dedos uma pequena quantidade do óleo. Deixe no cabelo durante algumas horas antes da lavagem, e para potencializar, é ideal cobrir com uma touca plástica.
É sempre importante lembrar de realizar a massagem no couro cabeludo com suavidade, o que contribui para uma melhor absorção do produto pelo couro, além dos benefícios descritos no item 1.
Concluindo
Espero que tenha gostado das dicas para fazer o cabelo crescer mais rápido, e caso decida testar, sinta-se à vontade para postarem o resultado nos comentários, bem como para dar outras dicas para acelerar o crescimento capilar.