A tendência é o uso de móveis mais funcionais.
Ao adquirir um dos muitos imóveis a venda em Curitiba, seja eles novos ou usados, é preciso imprimir na sua nova casa seu estilo pessoal. Buscar pela decoração ideal que atenda as suas necessidades e as características da sua personalidade é a sua missão desde o momento que você pega as chaves da casa nova.
Alguns estilos estão se tornando tendência de decoração, entre eles está o minimalista, que busca preencher os ambientes da casa usando tonalidades mais claras e buscando um clima mais intimista para os espaços.
Mas afinal, você sabe o que é uma decoração minimalista e quais são as principais características desse estilo?
Para te ajudar a entender como funciona essa decoração, separamos algumas dicas e características importantes para criar ambientes minimalistas. Vamos lá?
O que é a decoração minimalista
Muitos aptos a venda em Curitiba já estão decorados de acordo com o gosto dos seus proprietários anteriores. Se a opção for pela compra de um imóvel usado, é fundamental retirar todos os vestígios dos moradores anteriores e começar a sua decoração do zero.
Quero imprimir um estilo minimalista na minha decoração, mas estou na dúvida se estou seguindo o estilo certo. Se esse for o questionamento que está passando pela sua cabeça, vamos começar esclarecendo os conceitos.
O estilo minimalista busca a elegância e refinamento através de cores e ambientes mais clean. Em geral, a base de cores é clara e são agregados outros tons que não sejam tão chamativos.
A busca é pela criação de cores que promovam a sensação de aumentar o ambiente e trazer mais aconchego aos moradores da casa.
A decoração minimalista segue um ditado popular bastante conhecido: “menos é mais”. A composição dos ambientes deve ser pensada de acordo com a funcionalidade dos objetos e não somente a beleza.
Diante do conceito de minimalista, vamos as principais características que devem ser levadas em consideração na hora de criar uma decoração nesse estilo.
Pensando na iluminação
Em uma decoração seguindo o estilo minimalista a luz natural tem papel fundamental, principalmente por trazer harmonia, aconchego e frescor aos ambientes da casa.
A casa precisa ser completamente iluminada pela luz natural, ou seja, todos os ambientes devem ser beneficiados por essa iluminação.
Alguns elementos podem ajudar a melhorar essa captação de luz, como pequenos vãos entre os ambientes e o uso de cores claras e neutra nas paredes e pisos.
- Veja também: Inspiração: Decoração Escandinava
A luz artificial também pode contribuir para compor a sensação dos ambientes. Ela não deve ser a principal, mas pode somar em pontos específicos como na sala de estar, para a leitura de um livro, por exemplo.
Para criar um ambiente mais cênico, a luz artificial deve ser pensada de forma diferente para cada cômodo e suas necessidades.
Criando uma paleta de cores agradável
A escolha das cores é fundamental para definir uma decoração minimalista. O uso de palhetas com tons claros ou brancos é uma característica bastante importante para esse estilo.
O branco pode ser considerado a cor principal para quase todos os ambientes da casa. Essa preferência se deve a estética da decoração, já que ela funciona naturalmente como um difusor da iluminação solar que entra nos ambientes.
A paleta de cores pode transitar por outros tons que cheguem a cor preta, por exemplo. A combinação é fundamental para imprimir as características pessoais ao estilo e dar ambiente um tom mais harmonioso para sua casa.
O clima também deve ser levado em consideração na hora da escolha das cores. Por exemplo, as pessoas que buscam por casas a venda em Curitiba e RegiãoMetropolitana sabem que a temperatura é mais baixa e as pessoas tendem a sofrer mais com o frio.
Se as cores usadas na casa forem totalmente claras, isso pode trazer um ar ainda mais de frio e promover sensações mais depressiva. Por isso, é importante pensar em uma combinação de cores que traga vibração e alegria para sua casa.
Veja o post sobre pintura, com dicas para harmonizar ambientes e valorizar seu imóvel, clicando neste link.
O mobiliário sem sobrecarregar o ambiente
Ao buscar por uma decoração minimalista os móveis da casa devem ser pensados por sua funcionalidade. Os sofás e mesas devem obedecer às necessidades de espaço dos moradores.
Além disso, as cores seguem tonalidades mais claras e neutras, dispensando por exemplo estampas e bordados. Os tapetes são de cores únicas, ou até mesmo, com listras em sobreposição de cores neutras.
As luminárias, por exemplo, devem ser menores e com a função de ajudar na iluminação do ambiente. As lâmpadas usadas são de luz branca e não as fluorescentes, que tem uma tonalidade mais amarelada.
- Veja também: Luminárias lindas para usar na decoração
Papéis de parede e texturas são aplicadas, mas seguindo a máxima de cores e possíveis estampas que não sejam tão chamativas, apenas que representem o gosto pessoal dos moradores.
Os móveis devem estar dispostos de maneira que não sobrecarreguem os ambientes e que não dificultem a circulação das pessoas. De maneira geral, em uma sala de estar por exemplo, são utilizados o sofá, rack, mesa de centro, uma luminária e possível móvel para colocação de revistas ou objeto decorativo.
Em um quarto, por exemplo, a cama, armário e os criados mudos são os principais itens que devem compor o ambiente.
O estilo minimalista trabalha na linha de o que não é necessário não precisa estar visível na decoração.
- VEJA TAMBÉM: Inspiração: decoração com velas
A organização da casa também deve ser pensada
Principalmente em espaços pequenos, a organização do ambiente deve ser levada a sério. Os itens que compõem o ambiente devem seguir a regra da funcionalidade, qualidade e beleza. Se não se enquadra nesses fatores, o objeto não precisa estar a mostra na decoração minimalista.
O resultado é um ambiente visualmente limpo, sem excessos, harmonioso e bem organizado. Isso é considerado um espaço clean em todos os sentidos para uma pessoa que busca uma decoração minimalista.
Gostou deste texto sobre as características da decoração minimalista? Então aproveite e compartilhe este post com os seus amigos através das suas redes sociais, assim todos podem entender como funciona este estilo tão interessante!
– Fonte das imagens: Pexels e Unsplash, editadas por mim mesma.
– Post escrito pela equipe do site Chaves na Mão.