Ter o cabelo platinado é o sonho capilar de muitas mulheres. Mas saiba que, para deixar o seu cabelo bonito e saudável, deve-se ter cuidados especiais! Continue lendo e fique por dentro!
1 – Faça o cronograma capilar
O Cronograma Capilar é um tratamento que compreende três etapas: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Por isso, sempre recomendo o cronograma tanto ANTES quando DEPOIS de descolorir.
Eu já tive o cabelo loiro claríssimo, então eu digo por experiência própria que, se eu não tivesse começado o cronograma meses antes de descolorir, meu cabelo não teria aguentado o processo sem grandes danos.
Portanto, cuide bem direitinho das suas madeixas pelo menos três meses antes da descoloração.
Eu já falei muito sobre o cronograma capilar por aqui, mas indico que veja o post linkado abaixo, onde você vai aprender tudo sobre este tipo de tratamento:
2 – Respeite o intervalo entre descolorações e retoques
É muito comum, ao tentar platinar, que o cabelo não fique como desejado de primeira.
Por isso, muitas pessoas descolorem várias vezes, até atingir o tom de cabelo platinado. Mas tenha muito cuidado, pois a descoloração é um procedimento agressivo!
Respeite o intervalo de pelo menos uma semana até 15 para descolorir de novo, se o seu cabelo ainda estiver saudável. Mas se seu cabelo tiver sofrido muitos danos, evite procedimentos químicos por pelo menos 1 mês.
Isto é importante para dar tempo dos tratamentos capilares fazerem efeito e, assim, auxiliarem o seu cabelo a resitirem, até acertar o tom.
3 – Evite maus hábitos capilares
Os maus hábitos capilares contribuem para a deterioração dos fios lentamente, muitas vezes, sem que a gente ao menos perceba.
Dentre os maus hábitos com os cabelos, estão:
- prender o cabelo enquanto ainda está molhado;
- amarrar muito forte;
- lavar na água muito quente.
Por isso, evite estes pequenos hábitos, pois com o tempo, o cabelo perde a vitalidade e fica cada vez mais danificado.
Eu já fiz um post completinho sobre coisas a se evitar nos cuidados com o cabelo, e se você quer platinar, recomendo fortemente que leia:
4 – Não misture químicas no cabelo platinado
A descoloração, por si só, é uma química muito agressiva, pois além de retirar o pigmento, ela também retira os nutrientes dos fios.
Por isso, se você quer ter o cabelo platinado bonito e saudável, não misture a descoloração com outras químicas! Caso você queira ter cabelos lisos quimicamente, pense muito bem nas consequências!
Antes de tudo, confira se o produto de alisamento que você deseja aplicar é compatível com a descoloração. Você não quer ver o seu cabelo derretendo na cabeça, ou quebrando aos montes na sua mão, certo?
E não se esqueça de que a descoloração deve ser feita antes de aplicar a química de alisamento! Pois o descolorante, assim como retira o pigmento e nutrientes, também afeta outras químicas.
Também se lembre de que a manutenção do cabelo fica mais trabalhosa, pois o cabelo fica mais fragilizado e, portanto, mais exigente nos cuidados.
Para aprender a cuidar melhor do seu cabelo descolorido, não deixe de ver este post: 10 dicas de cuidados com cabelos descoloridos
Cabelo platinado saudável é possível!
Com alguns cuidados antes e após a descoloração, é possível ter cabelos platinados bonitos e saudáveis.
Não se esqueça de que, após descolorir, o seu cabelo poderá ficar muito diferente de antes. Isto afeta inclusive os cremes de tratamento, pois o que funcioava antes pode não mais fazer efeito, por exemplo.
Então observe bem o seu cabelo a cada etapa e conheça o que ele precisa e o qeu você deve evitar, pois cada cabelo é uma sentença!
Ficou com alguma dúvida ou precisa de alguma dica? É só comentar!