Por serem plantinhas com aspecto diferente e gracioso, é cada vez mais comum ver decoração com suculentas . Além disso, muitas espécies são de fácil cuidado, por serem adaptáveis a diversos ambientes e pouco exigentes. Veja neste post inspirações com suculentas na decoração e algumas dicas de cuidados.
De uns tempos pra cá, as scuulentas se popularizaram na decoração de ambientes, pois além de lindas, também são super práticas.
Há muitos tipos de suculentas por aí (inclusive os cactos), então tudo se inicia com a escolha da espécie que você vai querer ter em casa.
Como escolher as suculentas para ter em casa
Primeiramente, a escolha das suculentas vai de acordo com o seu gosto. Mas não se esqueça de levar em conta o nível de dificuldade desejado (algumas espécies de suculentas são muito difíceis de cuidar!) e, claro, o ambiente a ser decorado.
Há MUITOS tipos de suculentas:
- Com visual compacto, para vasos tradicionais;
- suculentas de tipo esparso, lindas em vasos arredondados, como bacias;
- com caimento sobre o vaso, ótimas para vasos pendentes;
- com tamanho mini, que cabem em qualquer lugar e são muito fofinhas;
- de grande porte, se você deseja uma suculenta visualmente impactante.
A partir da escolha do tipo de suculenta você escolhe o vaso ideal. Tem quem resolva plantar em vasinhos comuns de plástico, além de vasos de barro ou gesso pintado.
Dica: como o barro absorve melhor a umidade (enquanto o plástico a retém por mais tempo), os vasos de barros são os melhores para cactus e suculentas, já que elas não toleram umidade por muito tempo.
Mas há quem ouse e use até mesmo recipientes mais inusitados, como xícaras, bandejas ou panelas velhas. E quem disse que não fica bonito? Parece que as suculentas são um charme de qualquer jeito!
Veja algumas inspirações de vasos nos links* abaixo:
*Link afiliado, ou seja, eu ganho uma pequena comissão para manter o blog, mas sem custos adicionais para você!
Há também a opção de se fazer um terrário com essas plantas.
Para isso, pegue um recipiente de vidro (o mais comum é aquele para aquário bola), coloque um pouco de terra e as plantinhas suculentas que desejar (de preferência, as de menor porte).
Fica lindo também quando há decoração com pedras naturais, mas evite aquelas pedras branquinhas de aquário, pois elas fazem mal à planta. No entanto, caso queira usá-las, lave-as BEM antes de colocar no vaso, ok?
- Veja também: Inspiração: decoração com cactos
Como cuidar de suculentas decorativas
Agora uma dica muito importante: regue a suculenta somente quando a terra estiver completamente seca, pois o excesso de água mata a plantinha.
Se as suculentas estiverem um terrário, o cuidado deve ser redobrado! Isso acontece pois, se a suculenta ficar muito úmida, ela pode começar a apodrecer. Além disso, a umidade favorexe a proliferação de pragas que tiram a beleza da planta.
Se você morar em um lugar quente e seco, como eu, isso pode significar molhar a cada três ou quatro dias. Mas se você mora em um local onde chove mais, pode molhar menos ainda!
Não dá para dizer um intervalo exato para regar a suculenta, então a regra é essa mesmo: regar só quando a terra estiver seca ou quando a planta parecer murcha!
No entanto, de todo modo, não encharque o vaso da planta, ok?
É importante também deixar que as suculentas tomem sol no período da manhã, para evitar que a planta cresça com deficiência.
Sabe quando ela começa a ficar super comprida e com os galhos cada vez mais finos? Pois é, isso é um efeito da falta de luz (estiolamento).
Se não tiver jeito de colocar em um lugar em que a suculenta possa tomar sol, deixe pelo menos próxima a uma fonte de luminosidade natural intensa (como perto de uma janela, por exemplo).
Decoração com suculentas: imagens para se inspirar
Agora veja as inspirações de suculentas que separei, tem de vários tipos e em recipientes diversos: em vasinhos comuns, decorados e em terrários ou xícaras. Espero que isso ajude você a decidir como vai plantar a sua suculenta e qual tipo escolher.
Como é possível perceber pelas fotos, as suculentas podem decorar qualquer ambiente, seja cozinha, quartos, banheiros, sala de estar e etc. Elegantes como são, embelezam qualquer lugar e levam um toque natural para dentro de casa.Eu não sei você, mas como eu disse no post sobre decoração com flores, eu adoro ambientes com plantas, mesmo quando são artificiais.
Gosto tanto de plantas, que fiz mais um post só sobre decoração com plantas ornamentais, onde além de mostrar várias espécies de plantas de interiores, também fiz uma seleção de vasos estilosos para suas plantinhas.
E então, o que achou do post? Você gosta de suculentas? Qual é o seu tipo preferido? Deixe sua opinião nos comentários, vamos trocar ideias, dicas e opiniões a respeito! 😉